sábado, 8 de março de 2014

Preparatório Caixa - parte 10 - Sistema Financeiro Nacional - parte 5

Noções de Seguros


Ao contratar o seguro, o segurado paga antecipadamente (de regra) para a seguradora uma quantia chamada de prêmio para ser indenizado caso ocorra à perda ou dano relativo ao bem, que é chamado sinistro. O segurado formaliza sua intenção de contratar o seguro por meio de uma proposta, que é transformada em apólice após a aceitação pela seguradora.

A apólice é um contrato de seguro que define as características: bem, valor e período. As alterações nesse contrato podem ser feitas através de um endosso, que deve ser aceito pelo segurado e pela seguradora.

As contratações de seguros são feitas, geralmente, através de uma corretora.

Ø  Co-Seguro: é o seguro distribuído entre as duas ou mais seguradoras, sendo o risco de cada uma proporcional às cotas de co-seguro distribuídas.
Ø  Resseguro: É quando a seguradora transfere parcialmente o risco de um seguro, contratando um novo seguro.
Ø  Retrocessão: Cessão de parte dos riscos assumidos por uma seguradora a outra, que também lhe cede parcela dos prêmios cobrados proporcionalmente aos riscos transferidos, por ter excedido sua capacidade de operação.

Instituto de Resseguros do Brasil (IRB)



Sociedade de Economia Mista vinculada ao Ministério da Fazenda, atua nos segmentos de Resseguro e Retrocessão.

Seguradoras


São constituídas sob a forma de S.A. e enquadradas como instituições financeiras. Necessitam de autorização do Ministério de Indústria e Comércio. Após precisa cumprir em 90 dias as exigências da SUSEP.

As seguradoras são terminantemente proibidas de operar fora do seu segmento de seguros.

Sociedades de Capitalização


Têm como objetivo o comércio de títulos de capitalização que mescla os conceitos de poupança e sorteio.

Essas Sociedades lucram com a venda desses produtos em grandes quantidades.


Previdência Complementar: Entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada


O que é?  

Objetiva a valorizar o patrimônio a fim de garantir uma renda mínima esperada na aposentadoria complementando a renda dos seus contribuintes.

Entidades Abertas


São entidades constituídas sob a forma de Sociedades Anônimas com fins lucrativos e são fiscalizadas pela SUSEP. É permitida a livre movimentação dos recursos pelo contribuinte e atum sob a forma de condomínio aberto.

Entidades Fechadas (Fundos de Pensão)


São entidades consideradas complementares do sistema oficial de previdência social e vinculadas ao MPAS (Ministério de Previdência Social), são fiscalizadas pela PREVIC e NÃO PODEM ter fins lucrativos.
Essa modalidade de complementação de aposentadoria é oferecida por certas empresas aos seus funcionários, são fechadas por isso, não permitindo a participação de pessoas de fora da empresa.

Corretora de Seguros


Fazem a intermediação entre o adquirente do seguro e a Seguradora.  Pode ser um corretor (pessoa física) ou uma corretora (pessoa jurídica).

Somente através destes é possível adquirir um seguro.



2 comentários:

  1. Bom dia!

    Sou estudante de economia e farei o concurso da caixa. Conheci o seu blog e canal do you tube hoje e gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa.

    ResponderExcluir